Vacina HPV previne o câncer de colo de útero: doses são aplicadas em meninas a partir de 9 anos até 15 anos incompletos

Multivacinação em S.A. termina hoje

Campanha nacional visa atualizar a carteira vacinal; 33 unidades da rede básica de Santo André funcionam

A Secretaria de Saúde de Santo André divulgou nesta quarta-feira (28) balanço parcial da Campanha Nacional de Multivacinação no município, que se encerra hoje (30) e oferece 14 tipos de vacinas gratuitas para prevenção de doenças aos menores de cinco anos, além de crianças e adolescentes de 9 a 15 anos incompletos. Até o momento, 8.619 doses foram aplicadas em 10.592 pessoas. Vale lembrar que a imunização não tem meta a ser alcançada, mas visa atualizar a caderneta de vacinação.

Além da carteira, os pais devem levar seus filhos em uma das 33 unidades da rede básica de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entre as vacinas disponíveis, HPV (Papilona Vírus Humano) para prevenção do câncer de colo de útero nas meninas, tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), hepatite A, rotavírus, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções), febre amarela e VOP (Vacina Oral Poliomielite) – a pólio é destinada para bebês de seis meses a crianças menores de cinco anos.

Pelo balanço parcial, 7.125 crianças menores de cinco anos compareceram nos equipamentos públicos, desde a abertura da campanha no último dia 19 até segunda-feira (26), das quais, 3.192 receberam vacinas, que totalizaram 7.824 doses. Na outra faixa de público estabelecida pelo Ministério da Saúde, 3.417 crianças e adolescentes se dirigiram até uma unidade para verificação da carteira – desse total, 795 doses foram aplicadas.