Mais Médicos: 4 profissionais chegam a Santo André

Dois brasileiros formados em Cuba e duas cubanas trabalharão na rede básica de saúde e se juntarão a outros 26, que já atuam na cidade pelo programa

Santo André ampliou o número de profissionais do Programa Mais Médicos com a chegada de mais quatro – duas cubanas e dois brasileiros formados na ilha caribenha. A Secretaria de Saúde encaminhará os médicos para as unidades da rede de atenção básica dos bairros Centreville, Vila Guiomar e Parque Andreense, o último centrado em região mais distante do Centro e vizinha à vila de Parananapiacaba. Ainda não está definido o quarto local de trabalho.

Com a chegada da nova equipe, o município totalizará 30 profissionais, entre oito brasileiros e 22 estrangeiros (originários de Cuba), inscritos no programa do Ministério da Saúde, em parceria com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) – até o momento são 26. Santo André foi uma das primeiras cidades do País, das 4.058 participantes, a receber as primeiras contratações em outubro de 2013. Todos atuam, diretamente, com a ESF (Estratégia Saúde da Família), que saltou de 32 para 50 equipes. A cobertura no território andreense também foi ampliada de 15% para 25%.

Os novos médicos passarão por período de adaptação para iniciar o atendimento com a população.

Da primeira turma para cá, seis profissionais saíram do programa, dos quais, dois brasileiros e quatro médicas cubanas – alguns por compromissos profissionais; outros após o prazo de três anos estipulado pelo programa.