Diretor do PAC vistoria obras de Paranapiacaba

Representante do Governo Federal destaca a importância dos restauros para o fortalecimento da candidatura da Vila a patrimônio da humanidade pela Unesco

No último dia 17 o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio, recebeu o diretor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, Robson de Almeida, na Vila de Paranapiacaba. Acompanhados das equipes técnicas da Prefeitura e do Iphan de São Paulo, a comitiva percorreu os locais que passam por restauro com recursos do programa do Governo Federal.

Após a vistoria, Almeida comentou a importância da Vila e dos trabalhos de restauro. “Esperamos ter uma vila restaurada e com uso e que isto traga uma nova vida, inclusive econômica para o local”, finalizou o diretor.

Já o secretário Di Giorgio lembrou a importância da iniciativa da parceria com o Governo Federal para os restauros da Vila “Por meio destas obras do PAC Cidades Históricas, queremos recuperar também a memória de Paranapiacaba e para realizamos um trabalho com a comunidade”.

Restauros – Atualmente encontram-se em processo de restauração a biblioteca, a garagem das locomotivas, os galpões das oficinas de manutenção e o almoxarifado da antiga ferrovia. Outros espaços, como o campo de futebol, a sede da antiga Sociedade Recreativa Lyra da Serra, uma casa na região do Hospital Velho e o grupo de 242 imóveis da Vila Martin Smith também devem ter o início da recuperação ainda neste ano. As obras contam com financiamento do Governo Federal, no total de R$ 41 milhões, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento Cidades Históricas.