Carlos Grana envia à Câmara projeto de extinção de secretaria

O projeto do prefeito de Santo André, Carlos Grana, que prevê a extinção da Secretaria de Relações Institucionais e Projetos Especiais será encaminhado à Câmara Municipal nesta quinta-feira. Com a mudança as atribuições da pasta seriam repassadas para a Secretaria de Governo, que assumiria, por exemplo, a negociação com a Câmara de Vereadores e com as entidades da sociedade civil. Alguns dos projetos em andamento, como o da revitalização do Cine Teatro Carlos Gomes, seriam encampados pela Secretaria de Cultura e Turismo. Com relação aos funcionários da pasta, num total de 22, estes seriam remanejados por outras secretarias.

A medida foi anunciada na tarde desta quarta-feira pelo prefeito Carlos Grana em entrevista coletiva à imprensa. O chefe do Executivo espera que o projeto seja aprovado pelos vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira. “Eu conversei hoje à tarde com o líder do Governo na Casa e esperamos contar com a colaboração dos vereadores para que a proposta seja efetivada já para o início do próximo ano”, afirmou Grana. Ainda de acordo com o prefeito, mesmo não sendo a intenção principal, o fim da pasta garantirá também corte de gastos.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Nogueira, a alteração pretende centralizar o comando político no Gabinete do prefeito, que continuará fazendo a articulação política e absorverá as atribuições que são atualmente da Secretaria de Relações Institucionais e Projetos Especiais. De acordo com o secretário, a medida permitirá concentrar esforços na pasta da qual tomou posse recentemente. “Chegou o momento de centrarmos o foco na Cultura e no Turismo para que sejam uma das marcas do Governo Carlos Grana.”, finalizou.

Acompanharam o prefeito na coletiva os secretários de Cultura e Turismo, Tiago Nogueira, que acumula a pasta em extinção, de Governo, Arlindo José de Lima, de Orçamento e Planejamento Participativo Alberto Alves de Souza, e de Comunicação Ronaldo Queiroz Feitosa.