Representantes do Semasa e Sabesp tem reunião para discutir dívidas

Abastecimento, esgoto e dívida são tratados entre Semasa e Sabesp

A segunda reunião entre representantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), entre os técnicos das duas instituições trocaram informações sobre abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em Santo André, além de questões comerciais.

O principal objetivo é encontrar soluções integradas para o saneamento do município e, principalmente, acabar com a falta de água. A partir da próxima semana, a Sabesp realizará visitas técnicas nas diversas áreas do Semasa e a empresa estadual deve fazer um diagnóstico dos principais problemas que Santo André precisa enfrentar para acabar com os problemas de abastecimento na cidade. “A reunião foi muito produtiva, objetiva e transparente. É esse tipo de diálogo que resolve o problema”, afirmou o superintendente do Semasa, Ajan Marques.

A opinião é compartilhada pelo superintendente da Área Sul da Sabesp, Roberval Tavares. “Esta abertura de diálogo passa por soluções para o abastecimento de água, para o equacionamento da dívida – que foi deixada pelos governos anteriores – e para a melhoria do tratamento de esgoto. Estes três pontos estamos discutindo na reunião”, afirmou Tavares.

O superintendente do Semasa explicou ainda que são necessárias outras reuniões por áreas técnicas da autarquia, que vão acontecer ao longo das próximas semanas. “A intenção é que a solução conjunta seja boa para todo mundo: população, Semasa e Sabesp”, acrescentou Ajan Marques.

“Há medidas boas que a gente precisa incrementar. Eles trarão para nós soluções que já utilizaram e podem ser positivas aqui para reduzir perdas de água ou melhorar a operação”, finalizou Ajan Marques. A primeira reunião entre representantes do Semasa e da Sabesp foi realizada na sede da empresa estadual, na última segunda-feira, 9/1. Antes, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, havia se reunido com o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, pedindo a abertura do diálogo com a empresa.