Programa combate a obesidade infantil na rede municipal de ensino

“Educação em Movimento” prevê atividades físicas específicas, conscientização dos pais e encaminhamento médico para alunos com sobrepeso ou obesidade

Atuar diretamente no combate ao sobrepeso e à obesidade das crianças da rede municipal de ensino de Santo André. Esse é o objetivo do programa “Educação em Movimento”, que está alcançando, neste primeiro ano de atuação, cerca de 8 mil alunos, estudantes das classes de ensino fundamental (de 6 a 10 anos) de 33 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) que aderiram ao projeto. Ao todo são 53 Emeiefs.

As crianças identificadas acima do peso ou com obesidade grave serão encaminhadas para atividades esportivas que estão sendo desenvolvidas especificamente para o programa e devem começar em agosto.

Para que as crianças frequentem as aulas de esporte, o programa prevê um trabalho de conscientização das famílias, que já foram consultadas previamente sobre a participação das crianças no programa, inclusive com palestras sobre alimentação saudável.

Uma nova coleta de dados está prevista para novembro, para o acompanhamento dos avanços do programa nos alunos, que continuarão participando do programa no próximo ano. “E no ano que vem pretendemos ampliar o número de Emeiefs envolvidas e em breve ampliar a atuação do programa para as turmas de Educação Infantil e para as creches, cobrindo toda a rede municipal de ensino”, disse a coordenadora do programa.

Deixe seu comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Imprensa ABC. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos usuários e a conta do Facebook do autor poderá ser banida.