Ônibus da Mulher chega ao ABC

Unidade Móvel de Atendimento percorrerá periferias das sete cidades com serviços de assistência e orientação às mulheres vítimas de violência

A partir de 15 de agosto terá início, na região do ABC, a circulação do “Ônibus da Mulher”, projeto que oferecerá serviços de assistência, acolhimento e orientação às mulheres em situação de violência das áreas de periferia e assentamentos precários das sete cidades. A recepção ao ônibus acontecerá no dia 15, às 15h, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André) e marcará também o lançamento da Cartilha Regional de Serviços do Grande ABC “Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”, produzida pela entidade.

No dia 18, a Unidade Móvel para Atendimento de Mulheres em Situação de Violência estará no município de São Caetano do Sul, das 9h às 16h. Dentro do ônibus haverá equipe de profissionais de diferentes áreas de atuação, como assistentes sociais, psicólogos, advogados e educadores sociais, entre outros. A programação nos municípios prossegue até o dia 31, sempre no mesmo horário, e incluirá também oficinas e atividades lúdicas voltadas ao tema.

A iniciativa foi organizada pelo Grupo de Trabalho Gênero, do Consórcio, como parte das ações que visam implementar a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), do governo federal. A unidade móvel é um ônibus adaptado e equipado para o atendimento emergencial e preventivo. A equipe multidisciplinar foi treinada para escutar denúncias e realizar o primeiro atendimento, garantindo a orientação das mulheres sobre a defesa dos seus direitos e o atendimento humanizado.

Na região do ABC, com 2,5 milhões de habitantes, estima-se que 1,3 milhão é composto por mulheres, boa parte delas, mesmo estando em território urbanizado, são moradoras de áreas de mananciais, da periferia e de assentamentos precários, com suas vidas marcadas pelas caracte-rísticas dos locais em que vivem, estando “isoladas” e sem acesso rápido aos recursos da rede urbana de serviços públicos concentrados nas áreas centrais. Tal situação propicia a reprodução do machismo, do sexismo (preconceito de gênero) e de altos índices de violência e impunidade aos agressores.

Itinerário

5/08 (sexta-feira) – Recepção à Unidade Móvel para Atendimento de Mulheres em Situação de Violência – SANTO ANDRÉ – Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro)
18/08 (segunda-feira) – SÃO CAETANO DO SUL – Rua Visconde de Inhaúma, Nova Gerty (em frente à Fundação das Artes)
19/08 (terça-feira) – RIBEIRÃO PIRES – Pr Ishiro Hidaka, Pq. Aliança
20/08 (quarta-feira) – RIO GRANDE DA SERRA – Praça da Bíblia, Av. Dom Pedro I, s/nº, Centro
21 e 22/08 (quinta e sexta-feira) – SÃO BERNARDO DO CAMPO – Fundação Criança – Núcleo Santa Cruz, Rua Hugo Vieira Pinto, s/nº, Santa Cruz (pós-balsa)
23/08 (sábado) – MAUÁ – Rua Sebastião Antônio da Silva, altura do nº 18, Zaíra IV (paralela à Av. Castelo Branco)
24/08 (domingo) – MAUÁ – Av. Barão de Mauá, altura do nº 3.232, Jardim Maringá (próximo à UPA Barão de Mauá)
25/08 (segunda-feira) – MAUÁ – Praça 22 de Novembro, Centro (próximo à Rodoviária)
26/08 (terça-feira) – SANTO ANDRÉ – Praça do Parque Miami, Estrada do Pedroso, altura do nº 208, esquina com Estrada da Nascente, Jardim Riviera
27/08 (quarta-feira) – SANTO ANDRÉ – Rua Guariba, esquina com Av. Mico Leão Dourado, ao lado da Creche Profa. Nancy Andreolli, Recreio da Borba do Campo
28/08 (quinta-feira) – DIADEMA – Praça Lauro Michels, Centro
29/08 (sexta-feira) – DIADEMA – Av. Afrânio Peixoto, 351, Eldorado
30/08 (sábado) – DIADEMA – Rua Itália, Jardim das Nações (em frente ao Hospital Infantil Jardim das Nações)

O atendimento acontece sempre das 9h às 16h, exceto no dia 15 de agosto, que marca a recepção ao ônibus e o lançamento da Cartilha Regional de Serviços do Grande ABC .