Consórcio debate continuidade do Plano de Mobilidade Regional

A continuidade do Plano de Mobilidade Regional, desenvolvido pelo Consórcio Grande ABC, foi o tema da primeira reunião do ano do Grupo de Trabalho Mobilidade, realizada quarta-feira (15). Os secretários municipais deram prosseguimento à análise dos 21 projetos propostos pela entidade, referentes aos quatro corredores definidos como prioritários e elaborados a partir da obtenção de recursos federais.

Atualmente, os projetos funcionais estão sob avaliação final nas sete prefeituras da região. Ao longo deste ano, serão desenvolvidos os projetos básicos necessários para viabilização das futuras obras, possibilitando uma rede integrada de transporte coletivo no ABC.

Após a reunião, o secretário de Transporte de Vias Públicas de São Bernardo, Fernando da Costa, afirmou que o Plano de Mobilidade Regional permite a união dos interesses dos sete municípios na questão viária. “Por meio do Consórcio, podemos integrar as necessidades dos sete municípios e, com isso, termos mais força para captar recursos dos governos estadual e federal”.

O secretário executivo do Consórcio, ressaltou que a iniciativa promovida pela entidade regional possibilita uma melhor distribuição do espaço viário do ABC e a requalificação da paisagem urbana.

Os quatro eixos prioritários do plano são o corredor Guido Aliberti / Lauro Gomes / Taioca (Santo André, São Bernardo e São Caetano); o corredor Alvarenga / Robert Kennedy / Couros (Diadema e São Bernardo); o corredor Leste-Oeste, também englobando Diadema e São Bernardo; e o corredor Sudeste, englobando Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande.